O
"Rótulo CEEP-CSR” distingue organizações que prestam serviços públicos e de
interesse geral, pelas suas práticas e compromissos de Responsabilidade Social
Corporativa, sendo uma ferramenta importante para as empresas fazerem
benchmarking, comparando práticas e padrões de desempenho com entidades
parceiras de toda a Europa.
Esta
é a primeira vez que a EMEL se candidata a esta distinção, que, ao ser-lhe
atribuída, vem confirmar o empenho da Empresa Municipal de Mobilidade e
Estacionamento de Lisboa em defender e promover os princípios de
desenvolvimento sustentável, procurando criar valor, de forma continuada, para
colaboradores, cliente, fornecedores e parceiros.
A
EMEL encara a Responsabilidade Social Corporativa como um elemento essencial na
sua atividade empresarial e no seu modelo de governança e considera-a um
facilitador da coesão social, tendo assumido a adoção de um conjunto de
objetivos em três grandes áreas:
Meio
Ambiente
1. Assegurar
uma interação harmoniosa com o meio ambiente, minimizando os impactos
ambientais decorrentes das suas atividades, promovendo a utilização racional
dos recursos naturais e a prevenção da poluição, tendo em vista a salvaguarda
dos direitos das gerações futuras;
2. Promover (e
participar em) iniciativas de sensibilização e preservação dos valores
ambientais.
Recursos
Humanos
1. Promover o
desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores e das suas
colaboradoras e fomentar ativamente a conciliação entre a sua vida
profissional, pessoal e familiar;
2. Garantir os
mais elevados padrões de bem-estar, saúde e segurança no trabalho;
3. Assegurar a
igualdade de oportunidades e de tratamento, combatendo todas as formas de
discriminação, designadamente, em razão da raça ou da origem étnica, da
religião ou crença, da idade, do sexo, da deficiência e da orientação sexual;
4. Estimular
práticas e comportamentos éticos e de prevenção da corrupção.
Comunidade
1. Promover
iniciativas próprias de carácter social, educativo, cultural e ambiental ou em
parceria com entidades externas;
2. Implementar
campanhas de conscientização e de cidadania, particularmente voltadas para os
futuros utilizadores de serviços de mobilidade, incentivando a coesão social e
urbana.
Declarações
do Presidente da EMEL, Luís Natal Marques:
No
cumprimento da sua missão, a EMEL está fortemente empenhada na defesa e
promoção dos princípios do desenvolvimento sustentável, sendo o seu objetivo
criar valor, de forma continuada, para colaboradores, clientes, fornecedores e
parceiros, reconhecendo o alcance da sua responsabilidade pública.
Sobre
a EMEL:
A
EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de
Lisboa tem como missão a gestão da mobilidade e do estacionamento em Lisboa,
através da gestão e fiscalização de lugares na via pública, de parques e de
Bairros Históricos.
A
sua atuação visa a melhoria da mobilidade urbana, garantindo mais bem-estar e
segurança à população, através do desenvolvimento de ações de sensibilização e
da introdução de soluções inovadoras de mobilidade e gestão do estacionamento,
que contribuam para uma maior sustentabilidade ambiental.