21/05/2024

ESCLARECIMENTO À IMPRENSA

EMEL esclarece que tem vindo a implementar e a cumprir na integra, acordo de empresa negociado há menos de um ano com todas as estruturas representativas dos trabalhadores, nomeadamente CESP, SINTAP e SITESE.

Decorrente desse acordo, e da preocupação constante de melhoria das condições de trabalho e de remuneração dos seus trabalhadores, o Conselho de Administração promoveu em 2023 um aumento salarial generalizado de 10%, e tem vindo a tomar medidas concretas como o aumento do subsídio de alimentação, a subida dos plafonds de cobertura dos seguros de saúde, programas de conciliação da vida pessoal, familiar e laboral, programas de formação, subsídios de penosidade para trabalhadores de serviços que não se encontravam contemplados, subsídio de transporte através da atribuição do passe Navegante a todos os colaboradores e atribuição de dias de férias acima do previso por Leientre outras medidas.

Para o ano de 2024, o Conselho de Administração reuniu entre janeiro e fevereiro com as estruturas representativas dos trabalhadores e foram atribuídos aumentos no vencimento a todos os trabalhadores com efeitos retroativos a janeiro, no mínimo de 52,63€.

No que diz respeito à implementação de um quadro generalizado de diuturnidades, que concorre com o atual sistema de avaliação de desempenho, a EMEL relembra que o compromisso do CA para 2024 é o de avaliar as condições da sua aplicabilidade.

O conselho de administração mantém o empenho no diálogo social com as estruturas representativas dos trabalhadores, contribuindo para um equilíbrio sustentável e harmonioso da empresa, reforçando os direitos laborais dos seus colaboradores, mantendo os compromissos assumidos no acordo empresa em vigor.