11/11/2013

Fundação Salvador promove ação cívica “Ocupe o seu lugar”

Cadeiras-de-rodas provocam manhã de lotação esgotada em estacionamento no saldanha



No dia 11 de Novembro de 2013, entre as 7h00 e as 10h00 da manhã, o parque de estacionamento da EMEL existente na Praça Duque de Saldanha estará ocupado por cadeiras- de-rodas com cidadãos com mobilidade condicionada.

O objetivo desta ação, destinada essencialmente aos condutores lisboetas e à população em geral, é a de sensibilizar contra o estacionamento abusivo em lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida.

A EMEL, enquanto empresa gestora da Mobilidade em Lisboa e que fiscaliza todo o tipo de estacionamento irregular, associou-se a esta acção, reservando os 69 lugares de estacionamento da zona central da Praça Duque de Saldanha. Os lugares de estacionamento ao serem ocupados maioritariamente por cidadãos com mobilidade condicionada irão impedir o estacionamento de viaturas sem dístico de deficiente motor. Outros lugares serão ocupados por voluntários com ou sem mobilidade condicionada que se queiram associar a esta causa – também sentados em cadeiras-de-rodas.

A organização desta ação pertence à Associação Salvador e ao Grupo Lisboa (in)acessível, que é um grupo interventivo de cidadãos, interessado nas condições de mobilidade e acessibilidades urbanas, defendendo sobretudo as necessidades e direitos das pessoas com mobilidade reduzida e/ou condicionada.

A ação "Ocupe o seu lugar” teve como ponto de partida uma outra iniciativa congénere realizada em Vila Real, no dia 30 de Abril passado, por alunos do curso de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Real e da PSP.

Sobre a Associação Salvador

Fundada em 2003 por Salvador Mendes de Almeida, tetraplégico desde os 16 anos devido a um acidente de viação, a Associação Salvador desenvolve projetos em quatro eixos de atuação: Integração, Acessibilidades, Sensibilização e Investigação e Tecnologia.

Com uma postura ativa e responsável, a Associação Salvador luta pela construção de uma sociedade mais inclusiva, com padrões de justiça e eficácia na integração plena das pessoas com deficiência motora.

Para mais informações visite http://www.associacaosalvador.com

Sobre a EMEL

A EMEL – Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.E.M. tem como missão a gestão da mobilidade e do estacionamento em Lisboa, através da gestão e fiscalização de lugares na via pública, de parques de estacionamento e de Bairros Históricos.

A sua actuação visa a melhoria da acessibilidade e estacionamento na cidade de Lisboa, garantindo a segurança e qualidade da mobilidade urbana. Nesse sentido, tem introduzido diferentes soluções inovadoras de mobilidade e gestão do estacionamento, bem como desenvolvido um conjunto de acções de sensibilização para que num quadro de igualdade, Lisboa seja uma cidade para todos os cidadãos.