EMEL abre Parque Navegante da Azinhaga da Cidade, no Lumiar
Novo estacionamento com capacidade para 165 viaturas
Novo estacionamento com capacidade para 165 viaturas
A EMEL abriu esta quarta, 9 de abril de 2025, o Parque Navegante da Azinhaga da Cidade, no Lumiar, com 165 lugares, 8 dos quais destinados a carregamento de viaturas elétricas e 4 a viaturas de pessoas com mobilidade reduzida. Associada a esta inauguração e nas proximidades do parque entrou em operação uma nova estação da rede de bicicletas partilhadas Gira, na Rua Professor Manuel Valadares. Somam agora 189 as estações da rede de bicicletas partilhadas de Lisboa em funcionamento.
A cerimónia de inauguração teve as presenças do Vice-Presidente da CML, Filipe Anacoreta Correia, do Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia, e do Conselho de Administração da EMEL, nas pessoas do Presidente, Carlos Silva, e da administradora Sandra Cortez.
Segundo Carlos Silva, Presidente da EMEL, "Com este novo Parque Navegante Residentes, a EMEL continua a cumprir um dos principais pilares da sua ação, o contributo para a redução dos atravessamentos e circulação dos veículos particulares na cidade de Lisboa e incentivar o uso do transporte público e modos suaves de circulação, possibilitando a diminuição das emissões de gazes com efeito de estufa e uma cidade descarbonizada com o ambiente mais saudável e equilibrado para todos, conforme os compromissos assumidos no contrato climático da cidade”.
A nova infraestrutura insere-se nos trabalhos de requalificação do espaço público onde está inserida, iniciados em janeiro de 2024, que contaram com a plantação de 32 árvores e a construção de um troço de ciclovia com ligação à rede existente. Resultando assim, numa área total de intervenção de 29.300 m2.
A cidade de Lisboa passa a partir de agora a contar com 6 Parques Navegante – Colégio Militar, Avenida de Pádua, Ameixoeira, Telheiras Nascente e Telheiras Poente – perfazendo um total de 1340 lugares de estacionamento.
Como aderir: O titular do cartão navegante® previamente carregado com passe válido, deve dirigir-se à cabine do parque onde pretende estacionar e aí registar o respetivo cartão no sistema.