A rede GIRA. Bicicletas de Lisboa está a crescer na cidade. São já mais de 400 bicicletas à disposição de todos os que querem pedalar pela cidade.
Lisboa, 14 de dezembro de 2017 – As estações da rede GIRA. Bicicletas de Lisboa já estão em funcionamento em Alvalade, Avenidas Novas e Parque das Nações. No total, são já 43 estações e 409 bicicletas.
A abertura das novas estações, incluindo no Saldanha e Av. Fontes Pereira de Melo, será assinalada num evento com a presença do Presidente da Câmara de Lisboa Fernando Medina, domingo, dia 17 de dezembro, na Praça Duque de Saldanha, entre as 10:30 e as 13:00, com inúmeras atividades para as famílias.
Com início às 10:30, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa fará um percurso utilizando o sistema de bicicletas públicas partilhadas de Lisboa, entre o Largo Frei Heitor Pinto, em Alvalade, e a Praça Duque de Saldanha.
Além das novas estações, serão anunciadas ainda algumas novidades no sistema. Com estas alterações, a EMEL pretende ir ao encontro de algumas sugestões dos utilizadores do serviço e promover a adoção deste novo modo de transporte pelos residentes e visitantes da cidade.
Assim, a duração dos períodos de viagem passa para 45 minutos, em vez dos anteriores 30 minutos para os passes anual e mensal e de 60 minutos no passe diário. Mantêm-se as três modalidades de adesão: o Passe Anual e o Passe Mensal, destinados apenas a residentes em Portugal e para utilizações frequentes; e o Passe Diário, vocacionado para turistas e para quem pretende experimentar o sistema sem compromisso.
Outra melhoria que resulta da auscultação dos utilizadores é a redução do período de espera entre viagens. Nos passes anual e mensal o tempo de espera desce de 15 para 5 minutos; no passe diário haverá também uma espera de 5 minutos entre cada viagem, em vez dos anteriores 30 minutos.
Aos valores de adesão ao serviço, acrescem tarifas de utilização que têm como objetivo promover a realização de viagens pendulares. No entanto, como forma de premiar os primeiros subscritores do serviço, a isenção de pagamento do 1º período de viagem será alargado por mais 3 meses, terminando em 31/03/2018. No caso do passe diário e como forma de potenciar a experimentação do sistema, o valor de subscrição será de 2€ por 24h até 31/03/2018 e inclui o primeiro período de 45 minutos; o segundo período terá um valor de 2€.
Novos Termos e Condições
As alterações realizadas aos Termos em Condições entram em vigor dia 16/12/2017
"Oferta de um ano de GIRA”
E porque estamos no Natal, a EMEL vai premiar utilizadores frequentes com a extensão da validade do passe anual até 31/12/2019. Assim, de 10 em 10 viagens realizadas durante o dia 17 de dezembro, entre as 7h00 e as 24:00, por subscritores do passe anual, será oferecido um prolongamento do prazo de subscrição até final de 2019. A oferta será limitada a 100 utilizadores, e a uma oferta por utilizador.
Ao todo o projeto já conta com 43 estações distribuídas por algumas das principais artérias da cidade, incluindo a Alameda dos Oceanos, Av. Fontes Pereira de Melo, Praça Duque de Saldanha, Av. António Augusto de Aguiar, Av. Duque de Ávila, Av. República, Av. Barbosa Du Bocage, Campo Grande e Av. do Brasil.
A EMEL acredita que este projeto é um importante contributo para transformar Lisboa numa cidade mais acessível e com melhor ambiente, estando a dar continuidade aos trabalhos para a abertura de novas estações durante o primeiro trimestre de 2018.
Desde 19 de setembro, altura em que iniciou a exploração comercial da rede Gira, foram realizadas já mais de 26.000 viagens e subscritos mais de 2.000 passes.
Regulamento da acção promocional "Oferta de um ano de GIRA”
i) Oferta: extensão da validade do Passe Anual Gira até 31/12/2019
ii) Viagens elegíveis, aquelas que cumulativamente sejam realizadas:
a) durante o dia 17/12/2017;
b) por utilizadores com Passe Anual;
c) por utilizadores aos quais não tenham sido já sido atribuída esta oferta;
iii). Ordenação das viagens elegíveis: hora de início de viagem, de acordo com registo no sistema de gestão da Gira;
iv) A primeira oferta será atribuída ao utilizador que realizar a primeira viagem elegível;
v) As restantes ofertas serão atribuídas de 10 em 10 viagens elegíveis;
vi) Os contemplados serão contactados pela EMEL até 31/12/2017;
vii) Número máximo de ofertas: 100.