17/10/2024

Marvila torna-se a 22ª Freguesia a ter estações EMEL-Gira

Crescimento da rede acompanhado de abertura de novo troço de ciclovia entre o Parque Ribeirinho Oriente e a Alameda dos Oceanos.

Marvila torna-se a 22ª Freguesia a ter estações EMEL-Gira

Marvila torna-se a 22.ª Freguesia a ter rede EMEL-Gira com a abertura de duas novas estações, uma na Praça David Leandro da Silva e outra no Parque Ribeirinho Oriente.

"Concretiza-se hoje mais um marco importante no avanço da rede GIRA na cidade de Lisboa. Esta chegada das bicicletas partilhadas de Lisboa a Marvila concretiza a vontade do Presidente da Câmara de estarmos presentes em todas as freguesias de Lisboa até ao fim deste ano, garantindo por parte da EMEL este serviço a todas as zonas da cidade., ficando qualquer cidadão de Lisboa quer viva, estude ou trabalhe a menos de 10 minutos de uma estação a pé. Faltam agora apenas as freguesias da Ajuda e Santa Clara, um objetivo que pretendemos concretizar brevemente, transformando a forma como nos deslocamos na cidade e contribuindo para uma Lisboa mais sustentável e inclusiva, prosseguindo uma verdadeira política de mobilidade urbana que deve ser ao mesmo tempo coletiva, partilhada e elétrica.”, afirma o Presidente da EMEL, Carlos Silva.

Neste mesmo parque inaugurou-se também o troço de ciclovia que permite a continuidade entre o Parque Tejo-trancão e a Praça do comércio.

Nas palavras de Carlos Silva, "Inauguramos hoje mais 1 km de ciclovia, constitui mais um passo na estratégia da CML de promoção de uma mobilidade suave e integrada, ao unir o Parque das Nações a Marvila. Esta ligação torna contínua uma ciclovia de 12 km, ligando a Praça do Comércio ao Parque Tejo-Trancão, vem melhorar as conexões com outros eixos cicláveis da cidade e garantir mais segurança e acessibilidade para os utilizadores. A EMEL continua a cumprir o seu plano de expansão de ciclovias, constituindo este plano uma peça fundamental na promoção e incentivo ao uso de modos suaves de mobilidade, contribuindo para uma Lisboa mais verde, sustentável e acessível.”

O crescimento da rede Gira, associado a uma Lisboa cada vez mais ciclável, faz parte da estratégia da EMEL de promoção de estilos de vida saudáveis e sustentáveis, assegurando a democratização do sistema, quer do ponto de vista social, através do acesso gratuito de todos os residentes, quer através da expansão da rede de estações a todas as freguesias.  

A Inauguração dos novos equipamentos contou com as presenças do Vice-Presidente da CML, Filipe Anacoreta Correia, do Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José António Videira, do Presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações, Carlos Ardisson, e do Presidente da EMEL, Carlos Silva.

Houve ainda tempo para aderir ao serviço na App Gira com o apoio de um técnico especializado, bem como para um chocolate-quente e pastéis de nata no espaço EMEL.