Perguntas Frequentes - Dístico de Substituição

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  • 1. O que é o Dístico de Substituição?

    Se já tiver um Dístico de Residente, mas o carro a que diz respeito estiver na oficina, pode continuar a beneficiar temporariamente da isenção do estacionamento no veículo de substituição que lhe é atribuído pela seguradora, pela oficina, ou que escolheu alugar durante o período da reparação.

     

    O Dístico de Substituição é válido nas mesmas zonas onde é válido o Dístico de Residente.

     

    Enquanto o Dístico de Substituição estiver em vigor, o Dístico de Residente do veículo original fica suspenso durante o período da reparação.

  • 2. Como saber se a EMEL validou o meu pedido de dístico de substituição?

    A EMEL envia um email de resposta ao pedido de emissão de Dístico de Substituição, confirmando que o pedido foi validado e indicando a matrícula da viatura de substituição e o prazo de validade do Dístico de Substituição.

  • 3. A EMEL emite um dístico para colar no vidro?

    Não. O Dístico Substituição é digital, não tem suporte físico, nem precisa de estar colado no para-brisas do veículo de substituição. No entanto a matrícula do veículo de substituição é inserida no sistema informático da fiscalização da EMEL, permitindo assim comprovar se está a cumprir as regras de estacionamento.
  • 4. Quanto custa o Dístico de Substituição?

    O Dístico de Substituição é totalmente gratuito.

  • 5. Como pedir um Dístico de Substituição?

    Pode enviar o pedido de emissão de Dístico de Substituição para disticodesubstituicao@emel.pt com:

    ·Uma declaração da oficina que comprove que o veículo que beneficiava do dístico de residente encontra-se em reparação, e a data estimada da sua devolução ao titular do dístico de residente.

    ·
    Documentos do veículo de substituição.

     

    Por favor, não se esqueça de indicar a matrícula do veículo acidentado (que tinha Dístico de Residente) e de enviar o seu pedido através do email que tem associado ao seu registo de Dístico de Residente.

  • 6. Prazo de validade do Dístico de Substituição:

    Caso a oficina não indique uma data expressa para o final da reparação, serão considerados 15 dias úteis.

    O prazo máximo do Dístico de Substituição é de 60 dias, incluindo eventuais revalidações.

  • 7. O que preciso fazer depois de atingir o prazo de validade do Dístico de Substituição?

    Não é preciso fazer nada. No fim do prazo de validade do Dístico de Substituição, este fica automaticamente anulado, e o Dístico de Residente do veículo original volta a estar ativado.

  • 8. Dísticos de Substituição para Dísticos de Empresa e Dísticos Verdes

    O Dístico de Substituição pode ser pedido, com as necessárias adaptações, caso o carro que se encontrar em reparação na oficina tiver um Dístico de Empresa ou um Dístico Verde*

    *Só faz sentido atribuir Dístico Verde de substituição se o veículo de substituição também for elétrico, o que pode ser comprovado através dos documentos do veículo que acompanham o pedido.