- Início
- Perguntas Frequentes
- ePark
-
Perguntas Frequentes
- ePark
- Pontos de Atendimento EMEL
- Dístico de Residente
- Dístico de Empresa
- Bairros Históricos
- Parques de Estacionamento
- Meios de Pagamento
- Reclamações
- Avisos de Pagamento
- Contra-Ordenações
- Bloqueamento e Remoção de Veiculos
- Ocupação da Via Pública
- Biciparks
- Avenças de Residentes 24H Bonificadas
- Dístico de Família Numerosa
- Dístico de Cuidador Informal
- Dístico de Substituição
- Passe GIRA NAVEGANTE
Todas as perguntas
-
O que é a Aplicação ePark?
Quer estacionar e não tem trocos - sem problema.
O parquímetro fica longe - Não se preocupe.
Está numa reunião e não pode ir à rua meter mais moedas - Deixe-se estar.
Agora já pode pagar de onde lhe apetecer.
O ePark é a nova aplicação de pagamento do estacionamento por telemóvel, criada pela EMEL para lhe facilitar a vida. -
O que precisa fazer para utilizar o ePark?
Se utilizava o antigo ePark:
- Desinstale o ePark antigo
- Instale o novo ePark a partir das lojas de Apps
- Entre no novo ePark com os mesmos dados (e-mail e palavra passe) que utilizava no ePark antigo.
Logo que entra no novo ePark com o e-mail que usava no ePark antigo todos os seus dados passam para o novo ePark, incluindo:- Dados Pessoais
- Histórico de estacionamentos e carregamentos
- Saldo
- Faturas
- Recuperação e pedido de Palavra Passe
Se nunca teve conta ePark, registe-se no novo ePark:
- Instale o novo ePark a partir da loja iOS, Android ou Windows.
- Registe-se na própria App, introduzindo os seus dados nos campos indicados e prima o botão "Registar”;
- Valide o seu registo, introduzindo o código de activação que receberá por sms;
- Faça login no ePark, com o e-mail e password definidos por si aquando do registo.
-
Como usar o novo ePark?
- Faça Login com o seu e-mail e palavra passe;
- Indique onde estacionou, com a ajuda da georeferenciação do telefone, da nova caixa de pesquisa de ruas ou deslocando o ponto no mapa até ao local onde estacionou.
- Indique quanto tempo quer estacionar até ao máximo regulamentar (2 ou 4 horas);
- Escolha a matrícula entre as suas favoritas, ou adicione uma nova matrícula;
- Confira no ecrã o tempo selecionado e o custo correspondente
- Se necessitar, prolongue o estacionamento até ao tempo máximo regulamentar.
- Quando regressar ao seu carro, Termine o estacionamento e não paga nem mais um cêntimo (Mínimo 15 minutos).
- Faça Login com o seu e-mail e palavra passe;
-
Como é que a EMEL sabe que eu paguei?
Os Agentes de Fiscalização da EMEL têm uma App própria que lhes permite consultar em tempo real os estacionamentos que estão a ser pagos através da App ePark.
Para isso, apenas têm que inserir a matrícula do veículo que estão a fiscalizar e o sistema informa-os se o pagamento está ou não a ser realizado nesse momento para esse veículo.
É uma solução simples, cómoda e que dispensa a colocação de um comprovativo físico no veículo.
Atenção: Quando utilizar o ePark garanta que introduz correctamente a matricula, tarifário e horário da zona onde estacionar. -
Como carregar o ePark?
Já pode carregar o ePark com PayPal de forma rápida e cómoda.
Para além disso, no novo ePark criámos 4 referências MB para cada utilizador que têm valores fixos e que têm uma conjugação única entre Entidade, Referência MB e valor que evitam enganos.
Como a solução anterior aceitava qualquer valor e tinha forma de validar se o utilizador estava a carregar a conta certa, em alguns casos tínhamos utilizadores ePark que por engano carregavam a conta de outro utilizador.
Apesar disso, enquanto temos o ePark antigo activo continuamos a aceitar os carregamentos com os dados antigos, pelo lhe pedimos para ter o máximo cuidado com os carregamentos e que utilize sempre as referências MB indicadas na App. -
Onde posso efectuar o carregamento da aplicação?
-
Posso usar PayPal para pagar o ePark?
Sim, pode.
O PayPal foi reintroduzido no ePark como uma das formas de carregamento da App.
Esta é a forma mais simples e cómoda de carregar a aplicação.
Na primeira vez que carrega no botão PayPal, associa a conta ePark à sua conta PayPal (É encaminhado para o Site PayPal onde autoriza essa associação)
Nas vezes seguintes, define o valor desejado e confirma. Em segundos tem o saldo na sua conta ePark,
-
Quanto custa a utilização do ePark?
A instalação e utilização da App ePark é completamente gratuita, pagando apenas o valor correspondente aos estacionamentos que realizar que depende do tempo de estacionamento e do tarifário dessa zona.
Como grande vantagem desta aplicação, para além da simplicidade de utilização, destacamos a possibilidade de parar a contagem do tempo de estacionamento logo que regressa ao veículo.
Assim, vai passar a pagar apenas o tempo exacto que utilizar.
-
Como posso obter as facturas de carregamentos no novo ePark?
-
Como posso alterar os dados de faturação?
Pode alterar a morada de faturação na própria APP.
Se pretender alterar o NIF para o Nome e/ou NIF da empresa, recomendamos que crie uma nova conta ePark com os dados da empresa. -
Posso obter faturas por estacionamento?
A aplicação ePark gera faturas pelo carregamento e não pelo estacionamento, sendo que estas podem ser consultadas no menu da própria APP, na opção Histórico->Carregamentos. Podem inclusive ser descarregadas para o seu e-mail, sendo que o ato de estacionamento não gera qualquer tipo de recibo (o serviço é efetuado pelo ato do carregamento).
-
Não consigo entrar na aplicação. Como devo proceder?
Experimente por favor o seguinte procedimento:
1) Desinstale a APP que tem do ePark
2) Retire a nova versão da sua store (Apple ou Android conforme o caso) e instale a mesma
3) No ecrã de login inicial, efectue a opção "Recuperação de palavra-passe” e coloque o seu e-mail que usou para criar a conta anterior
4) Receberá no seu e-mail uma nova palavra-passe que deverá colocar no ecrã de login juntamente com o seu email
5) Caso o passo 3 lhe devolva uma mensagem dizendo que o email é inválido, tente lembrar-se de outro e-mail que pode ter utilizado para criar a conta ePark
6) Se nada funcionar, provavelmente não tem conta ePark e nesse caso sugerimos que efetue novo registo.
-
Sou cliente cliente ePark. O que preciso fazer para utilizar a nova App?
- Desinstale a App antiga
- Instale o novo ePark a partir das lojas iOS e Android (Windows em breve)
- Entre no novo ePark com os mesmos dados que utilizava para entrar na App antiga (E-mail e palavra passe.
- Se não conseguir entrar, peça recuperação de palavra passe e entre com a nova Palavra passe e o seu e-mail
- Dentro da App pode alterar a palavra passe se desejar
-
Até quando posso utilizar a App ePark antiga?
A App ePark antiga tem muitos problemas e tem estado muito instável e por essa razão estamos a fazer um esforço para ajudar todos os clientes ePark a migrar de uma App para outra tão brevemente quanto possível. O novo ePark corrige esses problemas e acreditamos tem uma muito melhor experiência.
Por essa razão, planeamos descontinuar a App ePark antiga até 15 Janeiro.
-
Porque o MyEmel deixou de funcionar quando aderi ao novo ePark?
Agora o ePark é Mobile Only e tem todas as funcionalidades na própria App, pelo que já não necessita ir ao MyEmel para por exemplo pedir a palavra passe do ePark.
Agora, toda a informação ePark que necessita está disponível no menu da própria APP.
-
Quais são as principais funcionalidades que já posso utilizar no novo ePark?
- Consultar o seu histórico de estacionamentos, carregamentos e conta corrente;
- Carregar a sua conta ePark;
- Pedir faturas e ajustar a morada indicada na fatura;
- Receber alertas/notificações (Faltam 10 minutos para o fim do tempo estacionamento pago);
- Pedir recuperação da palavra passe ou substitui-la por outra que lhe seja mais conveniente
- E naturalmente, pagar o estacionamento de onde estiver.
-
Como estaciono mais que um carro no novo ePark?
Logo que estaciono aparece um botão na App em cima à direita (Um carro com um + ao lado) que permite iniciar o estacionamento de um segundo veículo. Em alternativa, utilize o botão do Munu Iniciar estacionamento.
-
Porque já não posso estacionar só indicando a cor da rua onde estacionei?
O novo ePark é mais preciso.
Use georeferencia, caixa pesquisa ruas ou ajuste manual do mapa e indique onde estacionou. Indique tempo e a App calcula valor a pagar.No ePark anterior tinha que saber o horário e tarifário do sítio onde estacionava e existiam muitos enganos que nos levavam a multar carros que pagavam valor inferior ao suposto
-
Porque já não posso escolher Bilhete Diário em toda a cidade?
O novo ePark só apresenta a tarifa do sitio onde indica que estaciona.
Bilhete Diário só aparece quando estaciona numa zona de Bilhete Diário. Assim evitamos que seja multado por escolha de tarifa inferior à que existe no sitio onde estacionou. Para isto ser possível, tem que indicar a rua onde estacionou.
Mais informação sobre Bilhete Diário: http://goo.gl/MzGXIo
-
O ePark foi bem testado?
O ePark foi testado por mais de 300 pessoas que ajudaram a EMEL a identificar erros da App e a melhorar a aplicação.Deram feedback muito frequente e no final deram uma avaliação muito positiva à aplicação.