Bairro Comercial Digital de Alvalade

O projeto "Bairro Comercial Digital de Alvalade” pretende criar toda uma nova estrutura digital que permitirá dotar o comércio tradicional local de um conjunto de ferramentas tecnológicas integradas, com o objetivo de potenciar a literacia digital dos consumidores e comerciantes, oferecendo vantagens competitivas para as empresas e valorizando a experiência de consumo dos seus clientes.

Este projeto tem como líder de consórcio a Junta de Freguesia de Alvalade e a participação da EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa) e da UACS (União de Associações do Comércio e Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo), com um orçamento global de 1.103.999,90 €. 

É no âmbito da temática da mobilidade sem descontinuidades que se inserem as atividades promovidas pela EMEL no presente projeto, alinhado com a agenda de modernização dos serviços oferecidos à cidade de Lisboa, para uma maior integração digital e uma maior interoperabilidade com os sistemas de mobilidade da Área Metropolitana de Lisboa.

Uma das linhas a explorar passará pela desmaterialização dos títulos de pagamento de estacionamento através da criação de uma interface EMEL nos totens digitais que serão instalados na área de intervenção. 
Adicionalmente, a EMEL pretende investir no desenvolvimento de uma solução inovadora para gestão e fiscalização de lugares de estacionamento, incluindo bolsas de cargas e descargas, através da instalação de sensores de estacionamento e desenvolvimento de um sistema passivo de verificação da ocupação e controlo de tempo de paragem. 

O volume de investimento destinado à EMEL é de 457.466,37 €, financiamento a 100% a fundo perdido, com início a 01 de julho de 2023 e conclusão a 30 de setembro de 2025.
Este projeto é cofinanciado pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Para mais informações contactar: projetos@emel.pt