- Início
- Mobilidade
- Projectos mobilidade
- Projectos com apoio UE
- deployEMDS
O Projeto deployEMDS é financiado pelo Programa Europa Digital da União Europeia e pretende tornar realidade o espaço comum europeu de dados (Common European Data spaces) sobre mobilidade.
Alinhado com a estratégia europeia para os dados e a estratégia para a mobilidade sustentável e inteligente, o projeto apoiará a elaboração de políticas públicas, através da facilitação do acesso, partilha e reutilização de dados para uma mobilidade mais eficiente, segura, sustentável e resiliente em toda a Europa.
A iniciativa, que teve o seu início em novembro de 2023, cultivará um amplo ecossistema europeu de fornecedores e utilizadores de dados de mobilidade, tendo por base 20 casos de uso em nove países da UE, que contribuirão para o desenvolvimento de serviços e soluções inovadoras. A EMEL, lidera a implementação do projeto local de Lisboa e dos respetivos casos de usos, contando também a participação da TML.
Os três casos de uso do projeto local para Lisboa são:
1. Com o propósito de permitir melhores processos de tomada de decisão na cidade Lisboa e fornecer informações mais fiáveis para melhorar o planeamento de deslocações das pessoas com mobilidade condicionada, a EMEL irá explorar os dados com informações sobre os obstáculos à acessibilidade e a acessibilidade dos serviços EMEL.
2. A fim de incentivar uma mobilidade mais sustentável e menos dependente do automóvel nas deslocações pendulares e profissionais em Lisboa, a EMEL irá desenvolver um piloto de uma solução MaaS empresarial. Do ponto de vista tecnológico, o objetivo é criar uma base sustentável que promova um ecossistema interoperável e não discriminatório de operadores MaaS.
3. Por último, a TML com o intuito de aumentar a fiabilidade dos horários e/ou da velocidade comercial dos autocarros na área Metropolitana de Lisboa, irá mapear e caraterizar as rotas críticas dos transportes públicos onde diferentes modos de transporte entram em conflito, resultando em baixas velocidades dos autocarros e/ou perturbações.
Este projeto é cofinanciado pelo Programa Europa Digital (DIGITAL) ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101123520.