SMARTHUBS

O projeto SmartHubs tem como objetivo desenvolver e validar soluções de mobilidade eficazes e economicamente viáveis relativamente a polos de mobilidade, através de projetos piloto em sete cidades – Amesterdão, Barcelona, Eindhoven, Helmond, Lisboa, Setúbal e Varsóvia – e procura responder às seguintes questões acerca destes hubs: 

  onde, como e que tamanho devem ter?
  que modelos de negócio são mais adequados para escalar a sua implementação?
  quais os métodos de procurement mais ajustados à sua implementação?
 

O projeto é coordenado pelo Amsterdam Institute for Advanced Metropolitan Solutions (AMS Institute), sendo a EMEL um dos parceiros do projeto e tendo como principal papel o projeto piloto em Lisboa.

No âmbito do projeto SmartHubs, a EMEL está a trabalhar num novo conceito de polos de mobilidade para viagens de curta distância dentro da cidade de Lisboa, tendo como objetivo melhorar as atuais estações do sistema de bicicletas partilhadas de Lisboa (GIRA), transformando-as em polos de mobilidade que permitam apoiar e impulsionar o uso dos transportes públicos e partilhados, fornecendo aos cidadãos mais soluções de intermodalidade, que facilitem a última milha, incluindo o uso da bicicleta.  

Especificamente, a EMEL tem como objetivos neste projeto: 

  Promover a utilização de serviços de mobilidade partilhada, oferecendo uma variedade de serviços num único local.
  Facilitar a multimodalidade, de modo a que os viajantes locais levem a sua bicicleta ou utilizem um serviço de mobilidade partilhada nas suas viagens na cidade.
  Promover a utilização de soluções de transporte com baixo nível de emissões de carbono.
  Promover a utilização de bicicletas através da instalação de infraestruturas de estacionamento seguro e outras comodidades para os utilizadores de bicicleta.
  Promover o estacionamento ordenado de trotinetes elétricas partilhadas (por exemplo, criando estações de recarga) e reduzir o impacto do "problema do estacionamento de veículos de micromobilidade" no domínio urbano.
  Obter conhecimentos e contributos para uma estratégia política baseada em factos sobre polos de mobilidade partilhada.
  (a longo prazo) Criar uma rede de polos de mobilidade partilhada a nível da cidade e do bairro.

Para tal, e assumindo que não existe uma solução única para aquilo que deve ser este "polo de mobilidade”, bem como a necessidade de construir soluções flexíveis que respondam a novas necessidades e de ter abordagens centradas no cidadão, a EMEL pretende estudar diferentes combinações de serviços com vista a criar um conceito modular de polo de mobilidade local, personalizável em função da localização, perfil dos utilizadores, entre outros aspetos.  

Este projeto é financiado pelo EIT Urban Mobility eiturbanmobility.eu


Para mais informações contactar: projetos@emel.pt